sábado, 28 de agosto de 2010

salada de legumes e arroz com nuggets de frango estaladiços

Desta vez fiz uma salada em que inclui uma série de vegetais, aproveitei o arroz que havia sobrado da véspera e acrescentei uns nuggets deliciosos. 
Precisamos de:
- bifes de frango
- 1 pão
- 3 colheres de sopa de corn flakes
- sal
- oregãos
- azeite
- ovo
- 2 colheres de sopa de leite
- noz- moscada
- espinafres
- alface
- tomate
- cebola
- cenoura raspada
- pepino
- molho vinagrete

Cortei uns bifes de frangos em bifes finos. 
Ralei 1 pão e 3 colheres de sopa de corn flakes. Adicionei sal, sementes de sésamo e um pouco de oregãos e triturei mais um pouco, não em demasia, de forma a ficar granulado grosso.
Bati 1 ovo com duas colheres de leite e temperei com um pouco de sal fino e noz-moscada. Passei os bifes pelo ovo (com leite) e pela mistura do "pão ralado".
Coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e coloquei os bifes de frango. Reguei com um fio de azeite e levei ao forno. A meio virei os bifes.
Deixei arrefecer e cortei em tiras.
A salada tinha: cebola em meias luas, espinafres frescos, cenoura raspada, alface, tomate em cubos, pepino em cubos.
Numa saladeira coloquei os legumes,coloquei molho vinagrete e adicionei arroz basmati que havia sobrado da refeição do dia anterior.
Coloquei por cima o frango.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

hamburgers mistos à la oriente

Uns hamburgers que serviram para aproveitar 2 bifes de frango e um mísero e minúsculo bife de perú. Aromatizei-os com cominhos, açafrão e colorau e ficaram muito bons. De uma refeição feita à pressa resultou uma receita para voltar a fazer e degustar lentamente. Fez as delícias de pequenos e graúdos.

Precisamos de (rende 4 hamburgers):
- 1 bife de perú
- 2 bifes de frango
- cominhos, açafrão, colorau, salsa picada, sal, pimenta
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 pão

Picar a carne com o pão, os temperos, a cebola, o alho. Moldar os hamburgers (eu uso um utensílio excelente de Tupperware). Pincelar com azeite e grelhar.
Ficam super saborosos e nada secos. Experimentem!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

tarte de atum light



Vi esta receita na Saberes & Sabores (pág. 33 do nº 180) e adaptei-a um pouco à nossa dieta (LOL), sim que cá em casa acabaram-se os bolinhos e os docinhos, cortamos substancialmente na quantidade de farináceos e estamos assim... um pouco desconsolados:)
Brincadeirinha! Esta receita ficou deliciosa e com ou sem dieta aconselho a toda a gente. Servimos com a salada de melancia.

Precisamos de:
- 75g de farinha integral
- 100g farinha normal sem fermento
- 2 colheres de leite
- sal
- oregãos
- 50g de margarina
- 3 latas de atum
- 1/2 cebola
- molho de tomate
- um fio de azeite
- azeitonas descaroçadas

Fazer a massa juntando as farinhas, a margarina, o sal e os oregãos. Primeiro até ficar uma massa que se assemelhe a areia. Junte o leite, bata mais um pouco até ficar maleável.
Estenda a massa e use 1/3. Unte e polvilhe uma forma e use essa parte da massa para forrar a forma.
Entretanto leve o atum desfeito com um garfo a ferver durante 5mn no molho do tomate.
Deixe arrefecer.
Coloque o atum e as azeitonas por cima da massa.
Cubra com a massa e feche bem os rebordos.
Leve ao forno por 40mn a 180ºC.

P.S. Claro que quem não está a fazer dieta pode incluir queijinho ralado:(

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

salada de melancia, feta e cebola (nigella recipe)

Vi esta receita no Nigella Bites e claro que não descansei enquanto não obriguei o meu marido a experimentar. É leve, deliciosa e é uma forma de ingerimos fruta de época, neste caso a melancia.
Não segui bem a receita da Nigella pois, não anotei e não sei qual foi o tempero que ela usou sei que usou salsa e isso eu não tinha. LOL

Precisamos de:
- melancia
- feta
- cebola
- croutouns
- azeite e vinagre de cidra

Cortar a melancia aos cubinhos.
A cebola, corte-a em meias luas finas.
O queijo feta em cubos.
Coloque na saladeira a melancia, o queijo a cebola e os croutouns,
Deite um pouco de azeite e vinagre (pouco) e envolva bem com as mãos.

sábado, 21 de agosto de 2010

penne com atum, ovo, legumes e feta

massas são sempre uma boa opção, versáteis, saborosas, nutritivas e são boas quentes ou frias. Quanto a mim, devo dizer que nem preciso de acompanhar com carne ou peixe pois, adoro massa só com queijo e vegetais. Desta vez fiz uma salada leve de massa com legumes, ovo cozido, atum e queijo feta. Adicionei um simples molho vinagrete com alho e ficou deliciosa.

Precisamos de:
- massa (usei penne)
- legumes: feijão verde, ervilhas
- tomate
- ovo cozido
- 1 lata de atum
- meia embalagem de queijo feta
-molho: alho, vinagre cidra, azeite, sal fino e raspa e sumo de limão

Cozi a massa e os legumes e escorri bem.
Coloquei a massa, os legumes, o tomate cortado aos cubinhos, o ovo aos cubinhos numa saladeira.
Num frasquinho coloquei o alho ralado, uma parte de vinagre de cidra para 3 de azeite, sal, fino, raspa e sumo de limão. Abanei muito bem até ficar bem emulsionado e verti por cima da salada de massa, envolvi muito bem e servi.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ovos mexidos com alheira

um petisco super delicioso que muitas vezes é feito cá em casa quando não há muito tempo ou pouca vontade. Acompanho com uma salada bem apetitosa e umas fatias de pão.


Precisamos de:
- ovos
- salsa picada
- 1 alheira
- meia cebola
- pimento verde
- 1 dente de alho
- noz moscada, sal e pimenta
- queijo ralado
- 1 fio de azeite

Levo a cebola, o pimento e o alho bem picadinhos a refogar em lume brando no azeite até estarem cozinhados sem queimarem.
Retire a pele à alheira e leve a alheira a cozinhar até estar douradinha.
Bata os ovos com a salsa, a noz-moscada, o sal e a pimenta e acrescente aos restantes ingredientes e vá mexendo com a colher de pau.
Polvilhe com queijo ralado e acompanhe com uma bela salada.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

doce de maçã, canela e amêndoa

fiz este doce ainda antes de ir de férias para aproveitar umas maçãs que estavam a ficar esquecidas no friogorífico e em boa hora o fiz, este docinho, feito a partir da necessidade de não desperdiçar comida, revelou-se absolutamente delicioso. Eu e o B. adorámos! É só colocar os ingredientes e seguir os passos de todas as compotas: esterilizar os frascos, deixar cozinhar o doce até este estar no ponto de estrada, colocar nos frascos logo que desligue o fogão e encher até cima mesmo, fechar e virar os frascos de patas para o ar.

Precisamos de:
- 700g de maçã
- 450g de açúcar
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 100g de amêndoa picada

Colocar a maçã aos quadradinhos na panela (eu fiz na bimby em 30m LOL), com o açúcar e a canela.
Deixar cozer até ficar no ponto de estrada (coloque um pedacinho num prato, deixe arrefecer e passe o dedo pelo meio do doce, se formar uma estrada, está no ponto).
Eu triturei por um minuto mas, até nem era necessário porque ficou bem desfeito e acrescentei as amêndoas.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

férias e preguiça

as férias também são sinal de preguiça, certo? E tenho sido bem preguiçosa no que diz respeito este blogue. Está muito calor, passo os dias na praia com os meninos e a mummy está cá portanto a cozinha torna-se em muitos dias no seu reinado. Mas tenho de vos contar as novidades das férias, o tempo esteve excelente, o hotel era maravilhoso, vimos ainda sinais da tempestade, mas re-visitamos todos os cantinhos familiares, descobrimos imensas coisas novas e o nosso A.  adorou a terra dele.
Aqui ficam algumas fotos e deixo-vos a lista de algumas das maravilhas gastronómicas que desgustamos:
- bifes de atum
- filete de espada com banana maracujá
- prego no bolo do caco
- bolo do caco com manteiga de alho
- batidos (de Sta. Catarina)
- espetada em pau de louro
- milho frito

domingo, 1 de agosto de 2010

salada de orzotto com courgete

bem, li algures que a pevide (conhecida como orzo em Itália) é cozinhada como o risotto. Achei isso incrível, fiquei super curiosa. Decidi fazer uma espécie de orzotto (LOL) e juntei-lhe uma salada. O querido achou que era diferente mas... bom! Eu fiquei agradavelmente surpreendida, achei que era divinal de uma forma original...

Precisamos de:
- pevide
- 1/2 courgete (ralei na bimby)
- 4 dentes de alho (2 para o orzotto + 2 para molho da salada)
- 1/2 embalagem de salada das de compra
- 1 pepino
- 1 tomate
- 1 cebola
- 1 fio de azeite
- 5g de 
- sal e pimenta
- passas
- 1/2 queijo feta
- molho vinagrete com alho (azeite, vinagre de sidra, sal fino,  2 dentes de alho esmagados)

Cozi a pevide até ficar al dente.
Escorri e reservei.
Depois de ralada a courgete, levei a refogar uns 5mn em azeite e 2 dentes de alho bem picadinhos.
Juntei a pevide à courgete e em lume brando, deixei refogar e temperei com sal e pimenta. Acrescentei  a manteiga e deixei "amornar".
Numa saladeira coloquei as folhas da salada, o pepino em cubinhos, o tomate em cubinhos, a cebola em meias luas bem finas. 
Quando o orzotto estava morno, adicionei à salada e misturei todos os ingredientes do molho num frasquinho. Juntei o molho à salada, o queijo feta e as passas.