segunda-feira, 28 de março de 2011

salada russa (my way)

Cada um tem a sua versão, todos levam maionese e cada um usa os ingredientes que mais aprecia. Lembro-me de adorar ajudar a minha mãe a fazer salada russa! Sentava-me à mesa, faca na mão: cortava as salsichas (cruas) às rodelas, o ovo aos cubinhos, o fiambre desfeito com as mãos, o atum esmigalhado com um garfo. A mãe cozia as batatas em cubos pequeninos, com feijão verde e cenoura também em cubos. Adorava este prato porque era sempre a sua ajudante, sinta-me importante, capaz e devorava cada garfada. Já crescida, mãe de dois meninos (um não pode comer este prato), faço a salada russa à minha maneira. E faço-o com a mesma adoração de quando era a ajudante da minha mãe, aí a saudade aperta e o coração fica um pouquinho mais pequeno...

Precisamos de:
- espargos
- batata cozida (usei duas que haviam sobrado do dia anterior)
- ovo cozido
- pimento vermelho assado
- milho
- azeitonas sem caroço
- cenoura desfiada
- maionese ( de compra, à qual adicionei alho em pó, umas gotas de sumo de limão e meia colher de chá de maionese de dijon)

Grelhar os espargos e o pimento vermelho.
Cortar os espargos em pedaços, retirar a pele ao pimento e cortar em pedacinhos.
Cozer a batata e o ovo e cortar em pedacinhos.
Cortar em pedaços as azeitonas sem caroço.
Juntar tudo numa taça, adicionar o milho e a cenoura desfiada, adicionar a maionese, envolver bem e empratar.
Servi com salada de alface e rúcula e salmão fumado.

Desculpem a ausência, tenho andado assoberbada de trabalho, exausta e faz-me muita falta o meu tempo para cozinhar, tempo em que descontraio e renovo energias...:(

Sem comentários:

Enviar um comentário